Um trabalho conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente, a Subsecretaria de Manutenção e a Regional Eldorado, está sendo realizado durante esta semana para melhorar a qualidade das águas do Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, no bairro Eldorado. Uma obra de transição está sendo executada na rua Paineiras para desviar o curso de uma nascente que minava na via. As intervenções foram iniciadas nesta segunda-feira (31/1), e tem previsão de conclusão para a próxima sexta-feira (4/2).
A região do Eldorado possui muitas nascentes. Dentro do Parque Ecológico, são dez minas d’água, sendo seis perenes e as demais intermitentes, além de outras 16 nascentes em torno do equipamento, incluindo a que passa pela rua Paineiras, que vinha causando empoçamento na via, e, com esta intervenção, passará a ser drenada corretamente para o córrego Ferrugem e desaguará no Ribeirão Arrudas.
A intervenção vai atender também, uma demanda antiga da comunidade com a retirada do esgoto que transborda há anos no parque contaminando as águas.
O gerente de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente, Rafael Mendes, explicou o objetivo da intervenção, que veio por meio de solicitação da comunidade local, via Regional Eldorado.
“Verificamos que essa água de nascente estava minando constantemente e não drenava para dentro do parque, o que seria o seu curso normal. Então, solicitamos uma avaliação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para estudar a possibilidade de realizar essa intervenção para melhorar a qualidade e a recarga das águas do Parque Ecológico”, disse.
Mesmo em uma região urbana como o Eldorado, a Prefeitura de Contagem reúne esforços para preservar os recursos naturais da cidade, e, por isso, o monitoramento constante e ações como esta são indispensáveis. Rafael Mendes ressaltou a importância de realizar a drenagem adequada e os benefícios que a obra trará do ponto de vista socioambiental.
“A importância desta intervenção está em melhorar a qualidade ambiental do Parque Ecológico do Eldorado, melhorando a capacidade de carga dos lagos e a qualidade das águas com a retirada do esgoto que caía diretamente no curso d'água”, pontuou.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: